Foto:Assessoria de Comunicação de Paverama
Desde janeiro deste ano, está sendo adotada uma nova versão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O modelo de identificação traz mudanças em termos de segurança e tecnologia para a população. Essa iniciativa visa a oferecer um documento mais moderno e eficaz para os brasileiros.
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De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a carteira tem por objetivo a simplificação e união dos dados.
- Em 23 Estados, ela está sendo emitida, e em 17, já estão emitindo somente a nova carteira. Muita gente está fazendo essa troca quando vai renovar ou na primeira emissão, no caso dos jovens. Nosso objetivo é que toda a população faça essa troca. A carteira é um sistema de identificação, ela vai unificar uma base de dados, consequentemente, o Estado vai lhe conhecer melhor – explicou a ministra, em coletiva realizada na quinta-feira (11).
Quem pode solicitar
A nova Carteira de Identidade Nacional está disponível para todos os cidadãos brasileiros, desde bebês recém-nascidos até idosos. É importante pontuar que menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis legais durante o processo de solicitação.
A ministra diz que a implementação da nova carteira deve ser feita a partir de cada Estado.
– Ela é uma prerrogativa de cada Estado, na versão da nova carteira, o método que era com a carteira de identidade anterior, segue, mas é um dever dos Estados essa renovação - afirma ministra.
Como solicitar
Para obter a nova Carteira de Identidade Nacional, é necessário agendar o atendimento em um dos postos de atendimento do Instituto Nacional de Identificação (INI) ou do Departamento de Identificação Civil (DIC). Após o agendamento, o cidadão deve comparecer ao posto na data e horário marcados, portando os documentos exigidos:
- Certidão de nascimento ou casamento
- CPF
- Comprovante de residência
- Foto 3x4 recente.
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Principais características
O novo modelo consta a inclusão de um QR Code, que permite a verificação instantânea dos dados do documento por meio de dispositivos eletrônicos, e a utilização de tecnologias de segurança avançadas, como impressão digital e marca d'água personalizada para cada cidadão. Além disso, a nova versão conta com um design mais moderno e intuitivo, facilitando a identificação do cidadão em diversas situações.
A implantação da nova carteira traz mudanças para os brasileiros, como uma maior segurança na prevenção de falsificações, além de facilitar o acesso a serviços públicos e privados que exijam a apresentação de documento de identificação.
A troca para a nova carteira pode ser feita até 2032, tanto a primeira via quanto a renovação são gratuitas. Abaixo, os prazos para renovação da nova carteira:
- 0 a 12 anos incompletos – validade de 5 anos.
- 12 a 60 anos incompletos – validade de 10 anos.
- 60 anos ou mais – validade indeterminada.